Reuniões


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9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE
Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem - NRDEA

PROJETO DIRETOR DE TURMA

Procedimentos para Reunião Diagnóstica

Compete ao Núcleo Gestor agendar e organizar a pauta da reunião diagnóstica, em consonância com os diretores de turma.
Período: Deve ser feita entre o começo das aulas e o primeiro bimestre, ou seja, é importante que vá até à quinta semana do começo das aulas.



PARTICIPANTES

  • Representante Núcleo Gestor
  • Diretor de Turma
  • Todos os professores da turma
  • Representante dos pais
  • Representantes dos alunos (Líder e Vice-líder)

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

  • Ficha de caracterização da turma ( fazer a produção textual, a ser apresentada pelo PDT)
  • Registro Fotográfico
  • Mapeamento de sala
  • Horário do Diretor de Turma
  • Horário da Turma

Obs: Os documentos necessários devem estar completos.

PROCEDIMENTOS QUE ANTECEDEM A REUNIÃO

  • Coleta de informação do núcleo gestor
  • Organização do dossiê de turma ( é imprescindível que o diretor de turma socialize na vivência do ponto 5 desta reunião informações por ele colhidas dos alunos que constam do dossiê e são significativas para o momento) portanto, é de suma importância organização deste documento.
  • Convocar representante dos pais e alunos (enviar comunicado)
  • Convocar todos os professores da turma (com antecedência de 8 dias), deve constar na convocatória horário, local e pauta da reunião) a convocatória deve ser assinada por  todos os professores e fixada em local visível.
  • Assembleia de turma
  • Coleta de informações do Núcleo Gestor (o Diretor de turma deverá colher essas informações com antecedência, através dos coordenadores pedagógicos e ele mesmo passará as informações no 1º ponto da reunião).

Obs 01: A assembleia de turma deverá ser feita na aula de formação cidadã, onde os alunos irão refletir sobre os aspectos: pontos positivos e negativos do Núcleo Gestor, Professores como também a sua auto-avaliação. Os alunos deverão apontar fatores que possam estar dificultando o processo de aprendizagem e sugestões para possíveis soluções. ( registrar soluções). Ver instrumentais próprios para este momento. É importante que o professor diretor de turma converse com seus alunos sobre esta atividade antes da sua realização, destacando a seriedade destas avaliações.

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DINÂMICA DA REUNIÃO INTERCALAR

PAUTA DA REUNIÃO

1. Informações do Núcleo Gestor;
2. Entrega de instrumentais aos professores da turma;
3. Análise e reflexão com os representantes de pais e de alunos sobre a dinâmica da turma;
4. Caracterização da turma;
5. Avaliação diagnóstica da turma;
6. Outros assuntos.

REUNIÃO INTERCALAR (passo a passo)

PONTO 01: Informações do Núcleo Gestor

Na data e horário previamente combinados, contando com a presença de todos os convocados e de posse da documentação necessária, o diretor da turma a ser avaliada passa a presidir a reunião. Após cumprimentar os presentes, inicia os trabalhos, socializando as informações previamente colhidas do Núcleo Gestor da escola. Terminada as informações, dá sequência a pauta.

PONTO 02: Entrega de instrumentais aos professores da turma

Nesse momento, todos os presentes recebem o registro fotográfico (fotografia dos alunos) e, somente aos professores, são distribuídos os demais documentos: mapa de sala, caraterização da turma e os horários da turma e do diretor de turma (dentro de uma pasta, para posterior utilização) é explicada significação e a importância desses instrumentais para cada professor.


PONTO 03: Análise e reflexão com os representantes dos pais e dos alunos sobre a
dinâmica da turma.

O presidente da reunião agradece a presença do representante dos pais, em seguida, convida-o a dar o seu depoimento (em seu nome e em nome da comunidade que representa) sobre o que espera da escola, sobre o que conhece da atuação do diretor de turma, e sobre as mudanças que o Projeto Diretor de Turma e a disciplina Formação Cidadã possam causar no comportamento de seu filho, em particular, e nos demais alunos da escola e outros.

É orientado a divulgar, na comunidade, o trabalho realizado pela escola e principalmente, a propagar a importância dos pais na educação dos filhos, uma vez que a presença da família na escola proporciona enormes benefícios à formação e desempenho cognitivo do alunos.

Após esse momento o represente dos alunos também dará o seu depoimento sobre a turma e apresentará a reflexão da turma sobre o Núcleo Gestor, professores da turma e a auto-avaliação da turma.

Obs: O aluno representante da turma apresentará também temas para serem trabalhados na disciplina de Formação Cidadã.

Depois do pronuciamento de pais e alunos o diretor de turma agradece a presença de ambos, e dar continuidade a pauta com os professores e núcleo gestor.

PONTO 04: Caracterização da turma

No quarto ponto da reunião o Diretor de Turma irá apresentar a caracterização da turma, na forma textual e estatística( instruemntal: dados estatísticos da caracterização da turma), para que todos os participantes tenham conhecimento do perfil sócio-econômico da turma a fim de fazer uma reflexão junto ao conselho de turma e



PONTO 05: Avaliação diagnóstica da turma

Neste momento acontecerá a avaliação intercalar da turma. Na avaliação,em cada disciplina o respectivo professor irá identificar:

  • Bons alunos
  • Alunos indisciplinados
  • Alunos que tem dificuldade de aprendizagem.
Obs:

  • Poderá o professor diretor de turma destacar informações da ficha biográfica dos alunos de acordo com as discussões que se desenvolverem em torno de alguns alunos que sejam citados pelos professores da turma, para que estes possam conhecer mais afundo a realidade de seus educandos.
  • Para a avaliação diagnóstica, será necessário uma cópia do registro fotográfico, para que cada professor faça sua avaliação de acordo com os critérios acima.
PONTO 06: Outros assuntos

No ponto seis, depois de concluída a avaliação intercalar, serão feitas as considerações finais. A ata da reunião será lida e assinada por todos os participantes encerrando a reunião.

Obs:
  • A ata é secretariada por um dos professores componentes da reunião diagnóstica da turma.
  • Cada ponto deve ser criteriosamente tratado e digitado na ata o mais detalhado possível.




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9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação
Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem - NRDEA

PROJETO DIRETOR DE TURMA

REUNIÃO BIMESTRAL - CONSELHO DE TURMA


PARTICIPANTES

  • Representante Núcleo Gestor
  • Diretor de Turma
  • Todos os professores da turma
  • Representante dos pais
  • Representantes dos alunos (Líder e Vice-líder)

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

  • Pauta de trabalho
  • Registro fotográfico
  • Mapa de avaliação e infrequência
  • Coleta de informações para a avaliação
  • Auto avaliação do aluno
  • Registro de
  • Plano de apoio e complemento educativo ( a ser preenchido)


PROCEDIMENTOS QUE ANTECEDEM A REUNIÃO

  • Convocar todos os professores da turma- ( usar instruemntal específico do projeto)
  • Convocar representante dos pais ( usar instruemntal específico do projeto)
  • Reunião de pais
  • Coleta de informações do Núcleo Gestor
  • Assembleia de turma

Obs 01. A convocatória deverá ser providenciada pelo Núcleo Gestor, em acordo com o Diretor de Turma. Todos os professores precisam ler e assinar a convocatória, dando ciência de que foram informados da data e do horário da reunião a fim de tomarem as necessárias providências, que garantam suas indispensáveis presenças, a convocatória deverá ser fixada na sala dos professores)

Obs 02. A convocação dos pais
Deverão participar de todas as reuniões e, para tanto, precisam ser convocados com a necessária antecedência, a fim de poderem se reunir com os outros pais, colher suas opiniões, para representá-los na reunião. O diretor de Turma deve orientá-los, previamente, quanto ao teor da participação na reunião.
Obs 03. Coleta de informações do Núcleo Gestor (o Diretor de turma deverá colher essas informações com antecedência, através dos coordenadores pedagógicos e ele mesmo passará as informações no 1º ponto da reunião).

Obs 04. A assembleia de turma deverá ser feita na véspera da reunião bimestral, na aula de formação para a cidadania, onde os alunos mais uma vez refelitiram sobre os aspectos: pontos positivos e negativos do Núcleo Gestor, dos Professores e a própria Turma. Os alunos deverão apontar fatores que possam estar dificultando o processo de aprendizagem e sugestões para possíveis soluções.


DINÂMICA DA REUNIÃO BIMESTRAL

PAUTA DA REUNIÃO

  1. Informações do Núcleo Gestor;
  2. Análise e Reflexão do Diretor de Turma sobre a Dinâmica da Turma;
  3. Análise e Reflexão dos Representantes de Pais ou Responsáveis e dos Alunos sobre a  Dinâmica da Turma;
  4. Apreciação Qualitativa (Coleta de Informações, Formação para a Cidadania e Estudo Orientado) e Quantitativa por Aluno;
  5. Apreciação Global da Turma nos Aspectos Cognitivo, Afetivo e Eventuais Estratégias de Superação;
  6. Planos de Apoio e Complemento Educativo (Acompanhamento e Recuperação);
  7. Outros assuntos.

REUNIÃO BIMESTRAL (passo a passo)

PONTO 01: Informação do Núcleo Gestor.

Na data e horário previamente combinados, contando com a presença de todos os convocados e de posse da documentação necessária, o diretor da turma a ser analisada passa a presidir a reunião. Após cumprimentar os presentes, inicia os trabalhos, socializando as informações previamente colhidas do Núcleo Gestor da escola. O diretor de turma, preferencialmente, é o responsável por transmitir essas informações no inicio da reunião. Terminada as informações, dá sequência a pauta.

PONTO 02: Análise e Reflexão do Diretor de Turma sobre a Dinâmica da Turma;


PONTO 03-Análise e Reflexão dos Representantes de Pais ou Responsáveis e dos Alunos sobre a Dinâmica da Turma;

O presidente da reunião agradece a presença do representante dos pais, em seguida, convida-o a dar o seu depoimento ( em nome da comunidade que representa) sobre o desempenho geral da escola, sobre a atuação do diretor de turma e sobre as mudanças que o Projeto Diretor de Turma e a disciplina Formação para a Cidadania possam ter causado no comportamento de seu filho em particular, e nos demais alunos da escola. Após esse momento o represente dos alunos também dará o seu depoimento sobre a turma e apresentará a reflexão da turma sobre o Núcleo Gestor e professores da turma.

PONTO 04: Apreciação Qualitativa (Coleta de Informações, Formação para a Cidadania e Estudo Orientado) e Quantitativa por Aluno;

De posse do instrumental mapa de avaliação e infrequência, o diretor de turma irá pontuar as diversas situações do rendimento da turma, e os demais professores irão fazendo suas colocações, onde os aspectos quantitativos e qualitativos devem ser levados em consideração, deverá ser feita uma reflexão sobre as informações contidas nos instrumentais citados, a cada aluno em evidência.

PONTO 05-Apreciação Global da Turma nos Aspectos Cognitivo, Afetivo e Eventuais Estratégias de Superação;
Discussão sobre o ritmo de aquisição e percepção dos conhecimentos por parte dos alunos, seus avanços e dificuldades, suas posturas na sala em relação aos demais estudantes, vínculos afetivos, pontos melhorados e a melhorar etc.

PONTO 06: Planos de Apoio e Complemento Educativo (Acompanhamento e Recuperação);

No ponto seis são traçadas estratégias de apoio e complementos educativos para os alunos com baixo desempenho nas disciplinas e/ou com problemas de comportamento. (preenchimento do plano de apoio)

PONTO 07Outros assuntos

Este ponto contempla todos os assuntos não abordados pela pauta da reunião, ou seja, comunicados, esclarecimentos, informes etc.

Observação:
1-De acordo com as decisões acordadas entre docentes, diretor de turma e núcleo gestor, decisões estas devidamente registradas na ata, os pais ou responsáveis pela educação dos alunos, deverão ser comunicados sobre a decisão de apoio pedgógico aos filhos (ver instrumental especifico para este fim). Discussão sobre a construção de um plano de acompanhamento e recuperação dos alunos com baixo desempenho, que deverá ser aperfeiçoado no planejamento por área. ( podendo ser levada para o planejamento por área a ata da reunião).


Obs 01: A ata é secretariada por um dos professores componentes da reunião do Conselho de turma, por ordem alfabética.

Obs 02: Cada ponto deve ser criteriosamente tratado e digitado na ata o mais detalhado possível.


Documentos que devem ser arquivados:

Gestão escolar: atas originais, deverão ficar em uma pasta especifica, na coordenação da escola.

No dossiê:

ATAS- cópia das atas, e do texto sobre a reflexão feita no conselho de turma sobre o núcleo gestor, professores e a própria turma pela liderança da sala.

CONVOCATÓRIAS- dos professores, devidamente assinada.


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